São Paulo. Algumas coisas podem ser notadas, principalmente a forma de falar do paulista. Com base nessas observações (quase) científicas, elaborei o Dicionário Paulistano. Serve para você que está de visita, ou pretende visitar SP, não se perca no linguajar típico dos mano de lá, certo Truta?

Antes dos vocábulos, existe uma regra importante na gramática falada. Esqueça o plural. Aqui ele não é usado. Exemplos:

“Mê vê um chops e dois pastel.”

“Vira nessa aqui e três rua pra cima, você vira novamente. É, vai reto, você vai passar três farol e pode virar a direita”

“Ontem comi dezoito fatia de pizza! Foram nove pizza e dezoito fatia, meu, fiquei três hora comendo”

Um vocábulo importante, talvez o principal deles, é o:

Meu - Meu não é um pronome possessivo… não, pelo contrário, quando alguém fala meu, ele está falando de você. “Fala, meu!” É usado basicamente para chamar sua atenção em uma conversa: “Meu, tava ontem lá e fiquei congestionado por duas hora!” Como se fosse uma interjeição apelativa.

Correspondentes em outras línguas:

Mineiro - Sô - “Fui eu não, sô.”

Carioca - Aí Broder - “Aí Broder, ontem rolou o maior baile lá na favela.”

Candango - Velho - “Tava lá, velho, aí um calango subiu na minha perna!”

Maranhense - Macho - “Tá doido, macho?”

Gaúcho - Mas Bah - “Mas Bah, tri-chinelada”

Mano - Paulista do Sexo Masculino.

Mina - Mano do sexo feminino.

Truta - Esse aqui é um pouco enigmático. Pode ser usado em diversas situações. O importante é você não confundi-lo com Trufa, ou com treta, que é outro vocábulo a ser discutido. Truta é como se fosse o Meu, só que depende da entonação. Se o cara tiver um bonezão aba reta, as sombrancelhas franzidas e uma cara de quem vai te bater e falar: “Tá olhando o quê, Truta?”, fique sabendo que não é legal. O Truta nesse caso está dizendo: “Tá olhando o quê? É melhor você dar meia volta, fingir que não viu nada e sair daqui seu frango”. Agora quando o cara tá de boa e fala “Valeu, Truta!” É uma interjeição de amizade, ele está dizendo “Valeu, cara, foi legal ter tido essa conversa com você, pode deixar que eu vou pegar os bagulho que tu pediu”.

Para finalizar, tem o famoso vocábulo:

Curintia - (lê-se Cu-Rin-Tcha) Time de futebol, conhecido como Corinthians. “Mano, é o melhor time do Brasil. Já venceu diversos título. Se liga, truta”.

hehehe!!!
Hoje só amanhã!

0 comentários:

Postar um comentário

Muito obrigado por comentar.
Sua opinião é importante.