Democracia ou Dinheirocracia

O escândalo dos diretores do Senado pôs à vista, mais uma vez, as velhas maculas do que ocorre nos bastidores da política brasileira, os quais pouco conhecemos.

Sempre que tais absurdos vêm ao conhecimento público, parece que são novidades, fruto da má fé de uma minoria de políticos sem caráter. (isso não é novidade)

Há muito tempo eu assevero que são a maioria, iniciando na Câmara de Vereadores do mais recente município emancipado, passando pelas Assembléias Legislativas, Câmara dos Deputados, Senado e obviamente em vários órgãos do Executivo. Nem mesmo o Judiciário escapa, como já vimos em vários casos.

Não fosse assim, não teríamos uma das maiores cargas tributárias do mundo e sempre ouvindo prefeitos, governadores e ministros falando em falta de recursos para investimentos. É assim, também, que se explica porque o Brasil tem a democracia mais cara do mundo, conforme pesquisa disponível no saite Transparência Brasil.

O custo por parlamentar no Brasil só é menor do que nos Estados Unidos; porém o do Senado brasileiro é mais do que o dobro do custo por parlamentar americano. As Assembléias Legislativas de todos os Estados do Brasil são maiores do que todo o parlamento de países como a Itália, Alemanha, França, Canadá e outros. Até as Câmaras Municipais do Rio de Janeiro e São Paulo custam mais por vereador do que todos esses países.

Decorre daí a necessidade de ter uma carga tributária que consome parte significativa de nosso dinheiro. Do meu dinheiro, do seu dinheiro. De quem ganha pouco e de quem ganha muito.

A Câmara Municipal de Florianópolis, por exemplo, tem um custo per capita maior que o parlamento do México. As Câmaras Municipais de Teresina, Aracaju e Boa Vista, pasmem, tem um gasto por vereador maior que o custo por parlamentar da Espanha; a de Manaus é maior que da Argentina, e assim por diante, ou seja, uma vereador nosso custa mais que um deputado ou senador deles.

É por isso que sempre a arrecadação cresce, o dinheiro não aparece e os investimento diminuem ano após ano.

Democracia é bom e é necessária, mas seria ótimo se fosse mais barata e eficiente, OK?

Hoje só amanhã!

0 comentários:

Postar um comentário

Muito obrigado por comentar.
Sua opinião é importante.