Europa quer tirar carros convencionais das cidades até 2050

Até 2050, carros movidos por combustíveis convencionais – gasolina e diesel – deixarão de circular pelas cidades européias. A Comissão Européia tem planos ambiciosos para banir os automóveis das ruas, visando melhorar a mobilidade pessoal, diminuir a dependência do petróleo importado, reduzir as emissões de CO2 em 60% e combater os congestionamentos.

A agência quer cortar pela metade o número de carros nas ruas já em 2030. Seu objetivo final é criar um sistema de transportes unificado, capaz de atender as necessidades da maioria dos 500 milhões de cidadãos da Europa.

De acordo com o comissário de transportes da Comunidade Européia, Sim Kallas, para alcançar sucesso, o projeto não poderá prejudicar a mobilidade individual.

Metas específicas - Entre os objetivos da Comissão, detalhados num documento intitulado “Caminhos para uma Área de Transportes Européia Unificada” estão:

- Quarenta por cento de combustíveis renováveis na aviação até 2050 e redução no consumo através de um sistema unificado de controle de tráfego aéreo (atualmente são 27 sistemas diferentes).

- Ligação ferroviária para todos os grandes aeroportos.

- Eliminação gradual dos automóveis movidos a combustíveis convencionais das cidades.

- Utilização de veículos de passageiros menores, mais leves e especializados, com foco em frotas de ônibus urbanos, taxis e veículos de entregas que possam ser adaptados a novas formas de propulsão.

- Chegar próximo a zero no número de mortes em acidentes automobilísticos, atingindo metade do índice atual em 2020.

- Transferir 50% da carga transportada em trechos de mais de 300 km para trens ou navios.

- Promoção de alternativas existentes para o transporte individual, como campanhas para usar menos o carro, caminhar ou usar bicicleta, compartilhamento de carros e outras.

E no Brasil???
No Brasil a expectativa é produzir e vender cada vez mais automóveis "flexíveis" (que usam gasolina e/ou etanol).
Aqui não pensamos da forma como os europeus (reduzir a necessidade do automóvel). Nós queremos é ter cada vez mais veículos nas ruas para poluir bastante!!!

Carro elétrico no Brasil??? Governo não deixa pois prejudica as montadoras que produzem aqui...
Prejudicar o meio ambiente pode, mesmo havendo o dever de o Estado zelar pela sua conservação (Art. 225 da Constituição Federal).
Mas o que importa é a arrecadação dos tributos.
O que é bastante engraçado é que se o governo estimular a produção de veículos elétricos, por exemplo, continuará arrecadando tributos, e além disso colaborará para deixar o ambiente melhor e, desta forma, reduzirá a incidência de doenças e deste modo gastará menos com saúde...
Mas o governo não quer nada disso. Quer apenas essas porcarias (carros atuais) que poluem nosso ar.

0 comentários:

Postar um comentário

Muito obrigado por comentar.
Sua opinião é importante.